Rui Car
12/11/2023 09h10 - Atualizado em 12/11/2023 14h28

VÍDEOS: Ventos de quase 100 km/h e tsunami ”assustador” tomam conta do Sul de SC

Em Balneário Arroio do Silva os ventos chegaram a 97.2 km/h, de acordo com a Defesa Civil de SC

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Santa Catarina em Fotos BR

Foto: Divulgação / Santa Catarina em Fotos BR

Delta Ativa

A região Sul de Santa Catarina foi surpreendida por um fenômeno considerado raro pela Defesa Civil de SC, neste sábado (11). Rajadas de vento de quase 100 km/h atingiram pelo menos três municípios da região, e um tsunami meteorológico ‘engoliu’ veículos que estavam estacionados na orla da Praia do Cardoso, em Laguna.

 

O tsunami fez com que a água do mar invadisse a orla e ‘engolisse’ os carros que estavam estacionados. O cenário foi registrado por moradores e turistas que se assustaram com a situação.

 

Confira o momento que a água invadiu a praia:

 

 

Entenda o que é o tsunami meteorológico que atingiu Laguna

 

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno é difícil de ser previsto e sua ocorrência não é comum. Normalmente, esse tipo de tsunami acontece atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, o que foi o caso neste sábado.

 

Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de SC, porém a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno”, afirmou a Defesa Civil em comunicado.

 

Ainda de acordo com o órgão, as linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades “aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada”. Quando as linhas passam próximo à costa, podem gerar mudanças na pressão atmosférica e rajadas de vento que causam o avanço do mar.

 

Confira a explicação da Defesa Civil de Santa Catarina:

 

 

Rajadas de vento de quase 100 km/h

 

De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil de SC por volta das 21h deste sábado (11), três municípios do Sul do Estado registraram rajadas de vento de mais de 90 km/h: Balneário Arroio do Silva, Araranguá e Tubarão. Outros cinco municípios registraram ventos entre 67km/h e 89 km/h.

 

Fonte: Júlia Reis / ND+ / Defesa Civil de Santa Catarina
Justen Celulares