Rui Car
09/05/2017 10h19 - Atualizado em 10/05/2017 10h26

Visita do Secretário de Saúde de SC à Taió é marcada pela liberação de recursos

Caropreso frisou ainda que os recursos na saúde necessitam ser muito bem utilizados

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O Prefeito Almir Guski (PSDB) recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, dia 09/05, o Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Vicente Caropreso, que está em agenda por municípios do Estado, diagnosticando as maiores deficiências dos municípios catarinenses na área de saúde. O secretário esteve em Taió, onde, após pedido do executivo municipal, viabilizou recursos no valor de 50 mil reais para o Pronto Atendimento Municipal: “Nós estaremos viabilizando este recurso no valor de 50 mil reais o mais rápido possível para garantir o socorro à pessoas em estado grave, que chegam muitas vezes ao Pronto Atendimento, aguardando apenas os trâmites legais. Também aconselhamos a diretoria do Hospital e Maternidade Dona Lisette que tenham muito cuidado ao fazer alguns convênios de alguns equipamentos, analisando se realmente alguns equipamentos são necessários e se terão os devidos profissionais para realizar estes trabalhos pelo SUS e se for interessantes, para a própria casa hospitalar.”, disse o secretário.

 

Caropreso frisou ainda que os recursos na saúde necessitam ser muito bem utilizados, já que os recursos na área são cada vez mais escassos: “Se for para adquirir equipamentos, que estes equipamentos sejam utilizados e não deixados de lado, sem profissionais para realizarem os exames e sem o hospital ter como custeá-los.”, reforçou ele.

 

Durante a reunião, o Prefeito Almir destacou que para o município é menos difícil a aquisição de uma máquina de mamografia do que o seu custeio: “Temos visto muitos deputados interessados em viabilizar recursos e até mesmo terem o interesse em trazer para Taió essa máquina de mamografia, mas o seu custeio torna-se muito mais caro do que o próprio valor da aquisição da mesma e, diante disto, gostaria de reforçar que quase 100% do valor investido na saúde da nossa cidade vem de recursos do próprio município, além de atendermos cinco cidades da nossa região. A manutenção de uma máquina de mamografia acaba tornando-se algo caro, mas estamos estudando esta situação.”, comentou Almir.

 

O Secretário Vicente Caropreso finalizou sua visita ao município reforçando a ideia da realização de uma auditoria pública para realizar um raio-x na saúde de Taió, diagnosticando as maiores deficiências da pasta.

 

Estiveram presentes na reunião, o vice-prefeito Horst Alexandre Purnhagen (PMDB), a Secretária de Saúde de Taió, Rosecler Poleza Círico, a Diretora da Secretaria, Flávia Grah Caetano, o Presidente do Hospital e Maternidade Dona Lisette Rolando Martin Beck, além dos vereadores Tiago Maestri e Biro (PSD), Jaci de Liz e Eduardo Poffo (PSDB) e Klaus e Peixinho (PMDB) e o vereador Alemão Contezini (PSDB), da cidade de Rio do Campo.

Justen Celulares