Rui Car
14/12/2021 13h58

Você lembra? Papai Noel do Mato resgata tradição alemã em cidades do Vale do Itajaí

Pelznickel não gosta de crianças desobedientes

Assistência Familiar Alto Vale
Pelznickel cobra obediência das crianças (Foto: Jailson Pollheim)

Pelznickel cobra obediência das crianças (Foto: Jailson Pollheim)

Delta Ativa

Santa Catarina é terra de tradições de influência europeia, e este ano uma tradição alemã que costuma gerar curiosidade e até medo nas crianças está retornando ao Natal catarinense: É o Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, um ajudante de São Nicolau que, ao entardecer, entre os dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata onde mora e invade as ruas das cidades.

 

A criatura, coberta de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos, vem para cobrar obediência das crianças que aprontaram durante o ano, além de recompensar os que foram bonzinhos.

 

Eles são atração em Guabiruba, e populares entre as crianças. Durante a Pelznickelplatz, que acontece na época do Natal, eles podem até ser visitados em seu “habitat”.

 

É uma tradição diferente do que tem por aí”, afirma Rogério Mendonça, que levou os filhos e os sobrinhos para visitar a Pelznickelplatz na última sexta-feira (10). O Vicente, filho de Rogério, afirmou que, às vezes, tem medo do bicho. “Mas eu sou bonzinho”, garante.

 

Quem vem visitar o Pelznickel conhece primeiro São Nicolau, o bom velhinho, que recebe os visitantes com toda gentileza. O caminho é guiado pelo presépio humano, e até o Homem do Saco, que carrega as crianças desobedientes, está lá.

 

O objetivo principal é manter essa tradição viva”, conta um dos organizadores do evento, Ivan Fischer. A casa do Papai Noel do mato surgiu quando pessoas perceberam que existia a casa do Papai Noel, mas não o do mato. O grupo de amigos da Sociedade Pelznickel, então, criou a casa do personagem.

 

Além de Guabiruba, cidades como Brusque e Ibirama também estão resgatando a tradição neste fim de ano. Em relação aos taioenses, muitos são os relatos do Pelznickel em natais passados. Você lembra?

 
Fonte: Kassia Salles / ND+ / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares